Mudanças da escola para casa e de casa para o mundo
A escola tem um papel fundamental nas mudanças que possam acontecer em nossa vida. As discussões em sala de aula, com os colegas, com a turma, sendo orientadas por educadores bem preparados, que tenham a devida capacitação, para incluir em seus conteúdos programáticos temas os mais diversos, são de grande valia. Também se referencia a escola como um meio ótimo para a utilização do conhecimento, como instrumento para a tranformação social.
Quando a criança chega em casa, e mexida pela informação, em sua formação, propõe uma crise. que pode gerar mudanças e evolução do pensamento. Surgem novos valores, para a formulação de novas práticas sociais. Tomadas de uma nova postura, para que se faça não só a provocação no sentido do novo, mas em caráter imprescindível, a construção de uma nova sociedade, família e ser humano.
Então, os pais hão que se educar a si próprios, reconstruindo as relações familiares. Inovando, sem perder a referência dos valores, aceitando as felizes provocações, sem descontruir o seu papel. E penso que o desenvolvimento de um diálogo, não vazio de propósitos, mas substanciado por uma prática coerente, há que ser um facilitador para esse processo educativo e revitalizador do contexto afetivo relacional.
A criança entenderá o valor da água, sem passar pela falta da mesma, na medida da conscientização, do saber sentir e valorizar a vida, o planeta, o ambiente, a vida.
EDSON DE SOUZA ALMEIDA . PSICOTERAPEUTA FAMILIAR E PSICODRAMATISTA.